Tecnologia para uma Internet com mais privacidade
As tecnologias do Sandbox de privacidade têm como objetivo oferecer mais privacidade aos usuários quando eles navegam pela Web ou apps, além de prover a editores, desenvolvedores e anunciantes as informações que eles precisam. Saiba mais sobre as propostas do Sandbox de privacidade e como elas reduzem o rastreamento entre sites e entre apps.
O que é o Sandbox de privacidade?
O Sandbox de privacidade é um esforço de todo o setor para o desenvolvimento
de novas tecnologias e oferecer mais privacidade na Internet e em apps
Android. As soluções propostas limitam o rastreamento de indivíduos e fornecem
alternativas mais seguras à tecnologia atual nessas plataformas, permitindo
que elas continuem abertas e acessíveis a todos.
As pessoas precisam navegar na Internet e nos apps sem se preocupar com
informações pessoais sendo coletadas e por quem. A proposta do Sandbox de
privacidade é deixar de usar os mecanismos de rastreamento atuais, bloqueando
técnicas ocultas, como a de fingerprinting.
Principais tecnologias de privacidade
As tecnologias que compõem o Sandbox de privacidade incluem a API Topics,
Protected Audience e Attribution Reporting. Essas APIs substituem mecanismos
menos seguros atualmente usados na publicidade digital. Com a nova técnica, as
empresas continuam capazes de alcançar usuários com base nos interesses e
analisar a performance dos anúncios digitais. No entanto, os usuários terão
melhor proteção de privacidade e mais controle sobre os dados
compartilhados.
API Topics
A API Topics foi projetada para mostrar conteúdo e anúncios relevantes, preservando a privacidade. Ela fornece indicadores de alto nível sobre os interesses dos usuários, com base no histórico de navegação recente. Assim, sites e apps podem veicular anúncios baseados nesses dados.
Há duas partes importantes na atuação da API Topics: primeiro, ela rotula cada site com um conjunto de temas identificáveis e de alto nível. Por exemplo, o navegador vincula um site de futebol ao tema "Esportes". Depois, o navegador coleta alguns dos temas mais frequentes associados aos sites que você visitou. Esses temas são compartilhados (um novo tema por semana) com os sites acessados e, com isso, os anunciantes conseguem mostrar anúncios alinhados a interesses acessados anteriormente.
Você pode consultar os temas, remover os que não gosta ou desativar o
reccurso.
Saiba mais sobre a API Topics
API Protected Audience
A API Protected Audience, antes chamada de API FLEDGE, é uma proposta do Sandbox de privacidade focada em casos de público-alvo personalizado e remarketing. Com ela, terceiros não conseguem rastrear o comportamento de navegação dos usuários em diferentes sites.
Hoje, quando você visita um site, cookies de terceiros são usados para mostrar anúncios relevantes depois. No entanto, grande parte do seu histórico de navegação fica exposto, e muitas das suas informações podem ser coletadas por terceiros. Com a API Protected Audience, as empresas de tecnologia de publicidade ainda podem mostrar anúncios, mas as informações sobre sua navegação ficam protegidas.
Nos apps para dispositivos móveis, o conceito é o mesmo: com a API Protected Audience, uma empresa de adtech vai poder veicular anúncios, mas as informações sobre sua atividade no app vão ficar protegidas.
API Attribution Reporting
A API Attribution Reporting ajuda os anunciantes a medir a performance dos anúncios on-line sem precisar rastrear a atividade das pessoas em sites e apps.
Imagine que você está navegando pelas notícias da manhã e recebe um anúncio de um par de fones de ouvido em promoção. Você clica no anúncio para conferir mais detalhes. Uma empresa de adtech pode usar a API Attribution Reporting para permitir que um anunciante saiba que uma compra ocorreu, mas mantém a privacidade da sua navegação individual ou atividade no app. Para isso, ela usa métodos como criptografia, atrasos e servidores seguros, além da agregação e randomização de dados.
O anunciante pode saber qual dos anúncios foi mais eficaz, sem o uso de identificadores individuais no processo.